- O Cosmopolita
- Posts
- O Cosmopolita #7 - O fim da história
O Cosmopolita #7 - O fim da história
Francis Fukuyama e o futuro da newsletter
Saudações!
Em 1989, foi escrito pelo cientista político Francis Fukuyama um artigo chamado “O Fim da História”, que ampliava uma tese proposta por Hegel de que haveria um momento em que a humanidade chegaria no seu ápice no âmbito social e político. Esse ápice, segundo o alemão, aconteceria com a ascensão do liberalismo e da igualdade jurídica. No artigo, o teórico apresenta a tese de que a humanidade havia chegado ao seu ápice no fim do século XX.
Fukuyama expandiu esse artigo anos mais tarde no livro “O fim da história e o último homem”. Segundo ele, com a derrota do fascismo na Segunda Guerra e o fim do socialismo real - simbolizado pela queda do muro de Berlim -, a democracia liberal se estabeleceu como principal sistema político no mundo.
E o que isso tem a ver com a newsletter?
Bom, nada.
Achei que seria uma boa ideia de título e aproveitei para conceituá-lo.
Chegamos no último capitulo como projeto dentro da faculdade de jornalismo, mas não acho que este é o fim da newsletter.
Apesar de não ter vivido plenamente a experiência de escrever semanalmente aqui, foi uma grande jornada. As vezes escrita de forma meio apressada, com longos hiatos, mas uma grande jornada.
“Há décadas em que nada acontece e há semanas em que décadas acontecem.” Me abraço na famosa frase de Vladmir Lênin para justificar minha falta de organização e displicência.
Espero que todos que acompanharam até aqui tenham gostado tanto quanto eu gostei de escrever pra vocês.
Boas festas a todos. Nos veremos novamente no ano que vem.